9 – Organização do Processo Produtivo

8 – Matéria Prima e Mercadoria
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10 – Automação
30 de outubro de 2017
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O turismo receptivo deve se organizar de modo que seja bem estruturado, deve ter o apoio de três elementos essenciais para que esse planejamento seja executado com sucesso. São eles:• Relação turismo e governo em harmonia;• Apoio e investimentos dos empresários;• Envolvimento da comunidade local.

As agências devem ser equipadas digitalmente com aparelhos telefônicos e os computadores devem estar interligados on-line, permitindo o acesso direto às companhias aéreas que operam voos regulares. Também devem estar ligados aos hotéis e, ainda, à locadoras de automóveis, possibilitando com isso efetuar reservas, além de permitir várias cotações e, assim, informar aos clientes sempre as melhores tarifas praticadas por companhias aéreas, hotéis e locadoras, bem como por teatros e outras casas de espetáculos.

As emissões de bilhetes aéreos, domésticos e internacionais devem ser processadas através de sistemas que permitam emitir automaticamente e de forma padronizada, bilhetes e “boarding pass”, em todas as empresas nacionais e internacionais.

A estrutura organizacional do processo produtivo de uma agência de turismo apresenta alguns pontos que devem ser observados, tais como:

• Turismo: atendimento ao cliente, apoio para planejar o roteiro da viagem, sugerindo pacotes turísticos de uma operadora séria e cumpridora de seus compromissos, apresentando as diversas opções de destinos segundo a expectativa inicial de tal cliente. Por exemplo, o cliente procura a agência de turismo em busca de opções de viagem para praia, o agente de turismo que o atende deverá apresentar os diversos roteiros já programados para mais de um destino, visando com isto possibilitar ao cliente identificar o pacote que melhor atende suas aspirações, principalmente no binômio “custo x benefício”. Quando o cliente já chega com um local definido, o agente de turismo deverá então apresentar as diversas opções de horários de viagem, hotéis, além de outros itens que compõe o mix de produtos que podem ser ofertados para aquela localidade.

• Negócio: o agente de turismo ao atender um cliente interessado numa viagem de negócio, seja nacional ou internacional, deverá buscar alternativas de meio de transporte compatível, tanto aéreo, naval e rodoviário, bem como acomodação em hotéis que estejam próximos aos lugares onde ocorrerão as atividades. Assim, o agente deverá buscar obter as informações necessárias junto ao cliente sem incomodá-lo com diversas perguntas. Deverá ainda dispor de algum parceiro ou funcionário próprio para fazer a parte receptiva do cliente em seu destino.

• Eventos: atualmente, uma das áreas com forte crescimento são as viagens destinadas a participar de eventos gerais, tais como feiras, simpósios, congressos, fóruns, etc., com isto o cliente que busca apoio de uma agência de turismo para viabilizar sua viagem já tem consigo definido todos os pontos, tais como: – nome do evento, local, data e horário de início e término. Com isto, o agente de turismo deverá apresentar ao cliente as melhores opções de horário de viagem, local de hospedagem, formas de locomoção no destino, como funcionará o atendimento nos deslocamentos no destino, via o agente receptivo que trabalha para a agência de turismo que o cliente esteja sendo atendido, dentre outros itens que possam agregar simplicidade e facilidade para o cliente.

Um dos pontos fundamentais para o sucesso de uma agência de turismo receptivo é que tanto o empresário quanto seus funcionários tenham bons conhecimentos dos diversos destinos nacionais e também internacionais, buscando com isto auxiliar o cliente de seu empreendimento. Isto porque o desconhecimento de roteiros turísticos ou de negócios e eventos, bem como desconhecer o que cada local oferece em termos de possibilidades de diversão diurna e noturna, comércio, dentre outros itens, será, com certeza, visto pelo cliente como uma fragilidade da agência e do agente. Sendo assim, o ideal é que seja feito um profundo treinamento com sua equipe para que pelo menos conhecimento teórico das principais regiões turísticas ou de negócios seja agregado a cada atendente.

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