FESTA JUNINA NO NORDESTE: 4 LUGARES PARA VIAJAR E CURTIR AS MELHORES FESTAS DO BRASIL

Junho chegou e certamente a cabeça só pensa em uma coisa: Festa Junina. E , como não pode faltar principalmente muito forró, nada melhor que uma legítima festa junina no nordeste! Afinal, o Brasil é muito rico culturalmente e bandeirinhas se espalham pelo país inteiro para celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro.

Então, separei pra você os lugares onde estão as melhores festas para curtir muito e do jeito que tem que ser: com toda a alegria e hospitalidade do povo nordestino. A seguir, vamos falar de Caruaru, Campina Grande, São Luís e Salvador. Vamos conferir?

Caruaru
Caruaru é conhecida como a capital do Forró, e inegavelmente não é à tôa. A Festa de São João de Caruaru acontece a partir de 1 de junho e dura o mês inteiro e tem tudo aquilo que uma boa festa junina tem que ter: pau de sebo, correio do amor, casamento caipira e principalmente muita comida e muita bebida.

Além disso, você vai poder conferir as Drilhas, grupos de quadrilhas que se reúnem atrás de trios elétricos na Avenida Agamenon e tomam as ruas da cidade com muita música, dança e cultura. Certamente uma legítima festa junina no nordeste.

Acontece também o Festival das Maiores Comidas do Mundo, com chocolate quente, pamonha, cuscuz, pipoca e pé de moleque de tamanhos gigantes, feitos pela própria comunidade. Pelas barraquinhas, também é possível saborear, principalmente, comidas típicas da culinária nordestina, como canjica, cozido de milho, arroz doce e tapioca.

O que fazer: Festa principal na Praça do Povo e Ilha do Forró, Locomotiva do Forró, Arraiá de Cumpade, Ônibus do Forró, o Sítio São João, Fazenda Santana e a Vila do Artesão e Bar do Cuscuz.

Onde comer: Manoel da Carne de Sol, Restaurante João de Barro, Tempero da Terra, Fazenda Santana.

Campina Grande
Certamente é o maior São João do Mundo. Este ano a maior festa junina no Nordeste acontece entre 8 de junho e 8 de julho com atrações como Elba Ramalho, Léo Santana, Luan Santana, Solange Almeida e Bell Marques. O evento cresceu muito de uns anos pra cá e inesperadamente ganhou proporções gigantescas em número de público.

Para se ter uma ideia, são mais de 100 casais para a cerimônia do casamento coletivo, e a expectativa de mais de 2 milhões de pessoas dançando principalmente muito forró em com certeza uma das melhores festas juninas do Nordeste.

Também há a Locomotiva do Forró, um passeio de trem que leva os passageiros de Campina Grande até o distrito de Galante com apresentações ao vivo de forró em cada vagão. Similarmente a um trem do samba, só que de forró. Sem falar da queima de fogos no Dia de São João, praticamente um réveillon fora de época e igualmente lindo.

O que fazer: Festa principal na Praça do Povo e Ilha do Forró, Locomotiva do Forró, Arraiá de Cumpade, Ônibus do Forró, o Sítio São João, Fazenda Santana e a Vila do Artesão e Bar do Cuscuz.

Onde comer: Manoel da Carne de Sol, Restaurante João de Barro, Tempero da Terra, Fazenda Santana.

São Luís
Uma coisa é certa: chega o mês de Junho e São Luís simplesmente para e se reúne para as festas juninas. Portanto, em termos de data, acho que é a que possui o período de duração maior. Pois os festejos tem início no sábado de aleluia e se encerram no Dia de Santo Antônio, 23 de junho.

Porém, durante esse período, entram em cena mais de 100 grupos de Bumba-Meu-Boi, e cada um tem uma forma individual de se apresentar ao som do Sotaque, um ritmo com instrumentos de todo tipo e que variam de acordo com a cadência.

Quanto as comidas, você encontra muito arroz de cuxá (arroz branco com camarão e vinagreira), peixe frito, torta de camarão, cocadas e certamente o tradicional caruru. Enfim, uma verdadeira mistura de cozinha indígena, africana e portuguesa que resulta nos mais variados sabores de doces e cremes, como o bacuri, sapoti, cajá, entre outros.

O que fazer: Centro Histórico, Arraial do Reviver; Arraial da Vila Palmeira; Arraial da Praça Maria Aragão; Arraial da Casa do Maranhão; Tenda Tambor de Crioula; Barracão do Forró.

Onde comer: Cabana do Sol; Cafofinho da tia Dica; Casa das Tulhas; Restaurante Frango Real.

Salvador
O São João da Bahia anima a capital Salvador o mês inteiro e se espalha por mais de 400 cidades por todo o estado. Aliás, como manda a tradição, fogueiras enormes são montadas em homenagem aos santos e principalmente através dos formatos dá pra identificar qual santo está sendo homenageado.

Por exemplo: Santo Antônio tem a fogueira quadrada, já São João tem a base circular e São Pedro em forma de um triângulo. Para animar a festa, tem apresentação de quadrilhas e grupos regionais de forró e muita comida típica também. Na capital da Bahia, as danças e os grupos folclóricos tomam conta das ruas no Parque de Exposições e no Pelourinho. Porém, é no fim de semana de São João, que ocorre a festa principal no Terreiro de Jesus.

O que fazer: Arraiá do Galinho, no Parque de Exposições; Pelourinho; Terreiro de Jesus (22 a 24 de junho).

Onde comer: Caranguejo do Baiano, Acarajé da Dinha, Casa de Noca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Ultimas postagens

Newsletter

Receba novidades do Paxpro e fique por dentro das novidades na área do turismo. 

plugins premium WordPress