Por que viajar para a Alemanha?
- A Alemanha foi palco de muitos momentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial, e, até hoje, guarda atrativos históricos interessantes, como museus, castelos e fortalezas medievais. Com certeza, você vai voltar para casa com muito conhecimento na bagagem!
- Ao viajar para Alemanha, você vai encontrar desde cidades super modernas, como Berlim, a cidades minúsculas, que parecem ter se perdido no tempo, como Rothenburg. Ou seja, este destino agrada a todos os tipos de viajantes!
- Outro ponto interessante é que a Alemanha investe milhões de euros todos os anos no ramo da engenharia e tecnologia em áreas como biotecnologia, nanotecnologia, segurança de usinas nucleares, indústria aeroespacial, meio ambiente, setor energético, entre outros. Por isso, viajar para lá é a oportunidade de saber como é a vida em um dos países mais desenvolvidos do mundo.
- A Alemanha também surpreende com suas paisagens únicas. Viajando pelo país, você terá a chance de se aventurar por uma rica natureza. Um bom exemplo é a Floresta Negra, região montanhosa cheia de florestas densas.
- Por fim, mas não menos importante: em qualquer lugar da Alemanha você vai comer e beber muito bem. Seja em um restaurante, num barzinho ou em um biergarten de Munique, pratos típicos alemães deliciosos e cervejas artesanais para ninguém botar defeito, estarão te esperando!
Turismo na Alemanha: dicas para programar sua viagem
Antes de definir o que fazer na Alemanha, é importante saber algumas informações básicas. Conforme mencionamos, o frio pode castigar, principalmente no extremo norte, em cidades como Hamburgo. As estações do ano são bem definidas e, no verão (julho a setembro), as temperaturas variam de 18 a 24 graus. Já no inverno, (dezembro a março), as temperaturas chegam a -5 graus.
O idioma oficial é alemão mas, nas principais cidades, você consegue se comunicar bem com o inglês. Por isso, ao viajar para Alemanha, é importante saber algumas palavras básicas de inglês. Uma curiosidade é que em muitas regiões é falado o dialeto bávaro, principalmente na área rural.
Quanto à documentação, os brasileiros precisam apresentar um passaporte válido – no mínimo, seis meses – seguro viagem e também o ETIAS (Sistema Europeu de Informações e Autorização de Viagem), que é um visto para visitar os países da Europa.
Durante os seus dias de turismo na Alemanha, a melhor moeda para utilizar é o euro (€). Nas cidades grandes, existem vários bancos e casas de câmbios e a maioria dos comércios aceitam cartões, mas é importante ter um pouco de dinheiro em espécie (pode ser em dólar ou euro), para pequenos gastos no país.
O que fazer na Alemanha: 10 pontos turísticos que você não deve perder
Confira, abaixo, tudo de bom o que fazer na Alemanha: 18 atrações que você não pode perder!
1- Muro de Berlim
Um dos principais itens de qualquer lista sobre o que fazer na Alemanha é o Muro de Berlim. O local foi construído após a Segunda Guerra Mundial em 1961 e derrubado em 1989, após uma série de protestos de moradores de Berlim, uma das melhores cidades da Alemanha para visitar.
Atualmente, restam cerca de 2 km em pé que podem ser vistos de alguns pontos da cidade. O mais visitado fica situado na Rua Mühlenstrasse, às margens do Rio Spree, em Friedrichshain. O acesso é livre e gratuito!
2- Marienplatz de Munique
A Marienplatz, uma praça localizada no centro histórico de Munique, é um dos mais visitados pontos turísticos da Alemanha.
No espaço, há uma coluna construída em 1638 para comemorar a vitória das forças alemãs sobre as suecas durante a Guerra dos 30 anos, além de uma bela estátua dourada da Virgem Maria sobre uma lua crescente, localizada no topo da praça.
Por lá, você também vai encontrar a Neues Rathaus (Nova Prefeitura), que foi feita em 1874, no estilo neogótico, e decorada com gárgulas, estátuas e até um dragão escalando umas das torres. Certamente uma das construções mais diferentes que você vai ver ao fazer uma viagem para Alemanha!
3- Palácio de Würzburg
Situado na cidade de mesmo nome, em uma região da Bavária, esse belíssimo Palácio é tombado como patrimônio pela Unesco e considerado uma das construções em estilo barroco mais importantes da Europa. E claro que um lugar assim não pode ficar de fora de nenhuma lista de o que fazer na Alemanha!
Construído em 1720, com o objetivo de ser residência de príncipes-bispos da cidade, o lugar é enorme e conta com mais de 350 cômodos.
Lá, você poderá dar uma voltinha no belo jardim, que fica nos fundos do palácio, tem entrada franca e pode ser visitado sem guia. Também é possível fazer uma visita guiada no interior do Palácio (cerca de 10 euros por pessoa) para ver de perto os inúmeros cômodos e móveis antigos.
4- Portão de Brandemburgo (Berlim), principal ponto turístico da Alemanha.
Também situado em Berlim, uma das principais cidades da Alemanha para visitar, o Portão de Brandemburgo era uma das antigas “portas da cidade” e tem um estilo romano.
É possível visitar esse atrativo a qualquer hora do dia para tirar algumas fotos e, inclusive, é ali que acontecem grandes eventos como festa de Ano Novo, festivais e concertos.
5- Castelo de Neuschwanstein (Schwangau), maior atração turística da Alemanha.
Já pensou entrar em um dos castelos da Disney? Na Alemanha é possível, basta visitar o Castelo Neuschwanstein, um dos pontos turísticos da Alemanha que inspirou o cenário de Bela Adormecida!
Localizado na cidade de Schwangau, no alto de uma montanha e com uma vista incrível do lago, ele é todo em estilo medieval e, você se sentirá, literalmente, na Idade Média ao passear por seus mais de 200 quartos em estilo neogótico, cheios de mobiliários antigos!
Seu acesso é feito a pé (30 minutos de caminhada), de ônibus (pagos pra subir e pago pra descer) ou de charrete (cerca de 7 euros).
Dica:
Recomendamos que você reserve uma viagem de 1 Dia ao Castelo de Neuschwanstein. Essa alternativa não inclui o valor do ingresso (que deve ser adquirido na bilheteria local por cerca de 13 euros), mas oferece traslado de ida e volta.
Outra opção é a excursão castelos de Neuschwanstein e Linderhof, onde junto com um guia você vai conhecer dois castelos imperdíveis! Caso seja do seu interesse, é bom garantir seu ingresso com antecedência, pois ambas costumam esgotar rápido.
6- Memorial do Holocausto em Berlim
Localizado em Berlim, o Memorial do Holocausto ocupa mais de 19 mil metros, onde estão espalhados blocos de concreto, pintados de cinza, que formam uma espécie de labirinto.
É um dos pontos turísticos da Alemanha que mais queríamos conhecer e mais nos impactou, pois ele homenageia 6 milhões de judeus que foram vitimas do nazismo durante o período do Holocausto. Por isso, é importante lembrar que esse é um espaço de silêncio e reflexão.
O memorial é gratuito e caso você queira se aprofundar mais na história, poderá até ir até o Centro de Informação que fica na entrada.
7- Miniatur Wunderland (Hamburgo), ponto turístico da Alemanha mais popular entre os estrangeiros.
Ao viajar para Alemanha você precisa conhecer o famoso mundo em miniatura localizado na cidade de Hamburgo, o Miniatur-Wunderland.
Lá você vai poder ver uma miniatura de estrada de ferro com cerca de 1.150 m², onde mais de 700 trens percorrem vários locais do mundo, como Estados Unidos, Itália, Suíça e até o Rio de Janeiro, minuciosamente construídos.
Há diversos pontos turísticos famosos, casas, estradas, carros, navios, muitos efeitos de luz e som. Tudo em miniatura, orgaizado e com detalhes impecáveis!
8- Catedral de Colônia, um dos pontos turísticos mais visitados da Alemanha.
A Catedral de Colônia é nada mais, nada menos, do que a quinta igreja mais alta do mundo! Então, é claro, deve estar na sua lista de o que fazer na Alemanha!
Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ela possui uma bela arquitetura gótica, mais de 150 metros de altura e uma área interna de mais de 6 mil metros quadrados com sete capelas espalhadas, onde estão os restos mortais dos famosos Três Reis Magos.
O melhor de tudo, é que é possível subir os 533 degraus da igreja para ter uma vista lindíssima da cidade!
9- Ruas medievais de Rothenburg Ob Der Tauber
Rothenburg Ob Der Tauber – que significa “a Fortaleza Vermelha Sobre o Rio Tauber” – é uma pequena cidade com ruas medievais repletas de construções germânicas, casas charmosas em madeiras coloridas, muralhas e torres.
Entre os pontos turísticos da Alemanha neste destino, destacam-se a construção Röderturm e a Gerlachschmiede, que é a casa medieval mais fotogênica da região.
Para conhecê-la, a maior parte dos turistas opta por fazer apenas um bate e volta. Você pode fazer o mesmo, reservando a excursão ‘Estrada Romântica e Rothenburg saindo de Munique‘, que inclui ônibus de luxo com guia e ingressos para algumas atrações, ou a ‘De Frankfurt: Rothenburg ob der Tauber Wine Tour‘, que além de transporte e guia turístico, oferece degustação de vinhos.
10- Biergartens de Munique
Biergartens – em portugues, jardins de cerveja – são áreas ao ar livre, geralmente cercadas por árvores, onde mesinhas de madeira são espalhadas para que os visitantes possam se reunir para beber muita cerveja e experimentar pratos deliciosos da culinária alemã. Para que você conheça alguns ao viajar para Alemanha, selecionamos os melhores:
- Viktualienmarkt: Localizado a apenas 4 minutos da Marienplatz, praça de Munique, esse é um dos biergarten mais famosos do país, com mais de 600 lugares e muitas barracas de comida. Há até a possibilidade de reservar o ‘tour Viktualienmarkt de 2 horas com degustação de alimentos‘, onde um guia conta detalhes da história do mercado, enquanto você experimenta algumas iguarias e diferentes cervejas.
- Chinesischer Turm: Localizado no Englischer Garten (Jardim Inglês), ao redor de uma torre chinesa de madeira belíssima, esse biergarten disponibiliza mesas e cadeiras para mais de 7 mil pessoas, provarem a Augustiner, cerveja servida por lá.
- Augustiner-Keller: Se você for ao Chinesischer Turm e gostar da cerveja Augustiner, pode incluir também o biergarten dessa cervejaria em seu roteiro. Ele fica perto das estações de metrô Karlsplatz, Königsplatz e Stiglmaierplatz, tem espaço para cerca de 5 mil pessoas e é mais visitado pelos moradores locais, sendo ideal para quem quer fugir um pouco das atrações turísticas.