Praias de areia branca, encostas de vulcões e colinas em tom de chocolate: viajar pelas Filipinas é descobrir uma nova paisagem a cada dia.
Conheça as Filipinas
Um destino que convida o viajante a desacelerar. Relaxar a beira da praia, conhecer uma fazenda de cacau, a encosta de um vulcão, plantações de arroz e igrejas espanholas: há muito o que visitar nas Filipinas, afinal, o país possui um território com mais de 7.000 ilhas tropicais.
Embora esteja localizado no sudeste asiático, as Filipinas têm uma população predominantemente católica, devido a colonização espanhola e isso faz com que alguns dos costumes culturais se assemelhem mais com países latino-americanos do que com seus vizinhos.
O turismo nas Filipinas oferece infinitas oportunidades, aqui cabe ao viajante relaxar, explorar o destino e aproveitar a gastronomia local.
Pontos turísticos – O que fazer nas Filipinas
Manila
Capital e principal cidade do país, Manila resistiu a guerras, desastres naturais e a desigualdade social. Ainda assim, prospera como uma grande metrópole asiática com seus arranha-céus e shoppings reluzentes.
O centro da cidade mantém as muralhas e construções espanholas que contam o passado colonial, mas hoje a modernidade está por todos os cantos de Manila, seja nas galerias de arte e a animada cena de música indie, como nos mercados artesanais e cafés originais espalhados pelas esquinas.
O que fazer em Manila
- A cidade murada de Manila abriga alguns lugares históricos como o Forte Santiago, a Catedral de Manila e a Igreja San Augustin (século XVII), além de casas coloniais construídas pelos espanhóis.
- Para aproveitar a gastronomia filipino-espanhola a dica é uma visita ao restaurante Ilustrado, um dos mais tradicionais da cidade. Está localizado em Intramuros.
- A chinatown mais antiga do mundo está em Manila. Binondo é o bairro onde o visitante irá encontrar templos e igrejas, lojas de todos os tipos e os edifícios em estilo art déco na Rua Escolta.
Boracay
A ilha tropical de Boracay é o ponto mais visitado das Filipinas. Sua enorme ascensão turística fez com que fosse necessário fechá-la no ano de 2018. Hoje, restaurada e com uma premiada política de preservação, a ilha recebe até 5.000 visitantes por dia, que podem aproveitar suas belas praias e noites animadas.
O que fazer em Boracay
- A famosa praia de White Beach é principal atração natural da ilha e parada obrigatória dos viajantes. Semelhantemente as praias de Puka e Diniwid também são boas opções para aproveitar um dia ensolarado a beira-mar.
- Um passeio de barco pelas ilhas vizinhas completa a aventura em Boracay. Crocodile Island é repleta de corais coloridos e peixes de espécies raras, já em Crystal Cove o viajante irá encontrar uma vegetação exuberante crescendo em meio à cavernas e formações rochosas.
- A vida noturna de Boracay é movimentada e diversa. Entre as opções encontra-se festas a beira-mar, música ao vivo e restaurantes animados.
Palawan
Com a menor população entre as ilhas mais famosas das Filipinas, Palawan tem uma beleza natural inexplorada. A rica vida marinha e os belos corais coloridos comuns de se encontrar no sudeste asiático também podem ser vistos por aqui, no entanto a região reserva paisagens que compõem águas calmas e florestas verdejantes.
O que fazer em Palawan
- Conhecer o charme da pequena cidade de El Nido em uma caminhada. Composta por três ruas principais (rua Real, rua Rizal e rua Hama) é possível conhecê-la em apenas uma tarde.
- As águas verde-esmeralda de El Nido merecem um tranquilo passeio de caiaque. A atividade é uma opção aos populares passeios de barco e ainda podem render uma visita “exclusiva” a praias próximas, caso sejam visitadas fora do horário dos barcos de excursões.
- Nagkalit-kalit é uma das cachoeiras que merecem um tempo reservado no itinerário de viagem. Com uma bela piscina natural entre as rochas, está a apenas 20 de minutos de caminhada da estrada principal.
Bohol
Conhecida por ser o lar da Colina do Chocolate e dos macacos társio, Bohol é uma ilha tranquila que aos poucos conseguiu atrair a atenção dos turistas para suas belezas naturais.
Embora tenha sofrido grande perda cultural com o terremoto sofrido em 2013, Bohol defende sua herança cultural distinta com a reconstrução de majestosas igrejas espanholas.
O que fazer em Bohol
- Com mais de mil colinas espalhadas em uma área de 50km, as Colinas do Chocolate são a atração turística mais popular da ilha. A época ideal para visitar a região é na estação seca (novembro a maio), pois é quando a grama seca e as colinas atingem a cor marrom-chocolate que fazem sua fama.
- Segunda atração mais visitada em Bohol, o centro de conservação Philippine Tarsier protege os macacos társio, espécie endêmica do sudeste asiático. Como a espécie costuma dormir durante o dia, é provável que os visitantes os encontrem em pleno sono, caso contrário, ficarão completamente apaixonados por seus grandes olhos vibrantes.
- Panglao Island é um destino tropical que assim como El Nido e Boracay possui uma vida noturna intensa. Além disso, o mergulho é uma atração bastante procurada na região.
Melhor época para ir às Filipinas
Os meses de novembro a fevereiro são os mais indicados para uma viagem às Filipinas, pois nesta época as temperaturas estão mais agradáveis.
Caracterizado por um clima quente e úmido, o país é guiado pelo clima de monções, sendo:
- Estação seca: novembro a maio.
- Estação chuvosa: junho a outubro, podendo se estender até dezembro.
É importante lembrar que o clima pode ser imprevisível nas Filipinas e entre os meses de agosto a outubro o país costuma receber cerca de dez tufões todos os anos. Embora sejam amplamente avisados à população com antecedência, os tufões podem acontecer tanto mais cedo, quanto mais tarde que época esperada.