AS MELHORES FESTAS JUNINAS DO BRASIL

– São João de Campina Grande (Paraíba)
Conhecida como o “maior São João do mundo”, a festa ocupa o espaço da grandiosa Praça Parque do Povo. O evento conta com palcos de forró, quadrilhas, casamentos coletivos e shows. Ela acontece de 6 de junho até 6 de julho e recebe cerca de 2,5 milhões de visitantes. O dia de São João, 24 de junho, é quando a festa fica mais movimentada.

– Bumba-Meu-Boi (São Luís, Maranhão)
É a festa mais tradicional do folclore maranhense. A partir do dia de Santo Antônio (13 de junho) até o dia 30 do mesmo mês (dia de São Marçal), grupos folclóricos de todo o Estado se encontram nas ruas de São Luís para contar a história da escrava Catirina e de seu marido, que precisam ressuscitar o animal que haviam matado. Os grupos se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival marcado por ritmos, danças e atividades culturais.

– São João de Caruaru (Pernambuco)
No agreste pernambucano, Caruaru ganhou o apelido de “Capital do Forró” e disputa com Campina Grande o título de maior festa de São João do Mundo. Quadrilhas com até quatro mil pessoas, forró, comidas típicas e desfiles lotam o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o Centro e o bairro Alto do Moura. Começou em maio e vai até o final de junho.

– Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)
Localizada a três horas e meia de Natal, Mossoró hospeda uma das festas juninas mais tradicionais do Nordeste. Neste ano, o Mossoró Cidade Junina começa no próximo sábado (dia 08) com o desfile do bloco Pingo de Mêi Dia e segue até 30 de julho, com shows todos os dias na Estação das Artes. As apresentações incluem artistas regionais e nacionais, como Wesley Safadão, Mastruz com Leite, Fagner, Alceu Valença e Elba Ramalho. Outra atração imperdível é a apresentação do espetáculo “Chuva de Bala”, encenado em frente à Capela de São Vicente, que conta a história dos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião da cidade em 1927.

– São João (Aracaju)
Em junho, o som da sanfona e da zabumba tomam conta do centro e da orla de Aracaju. No centro, acontece o Forró Caju, com apresentações de grandes nomes da música brasileira, artistas regionais. Na orla de Atalaia é realizado o Arraial do Povo, uma cidade cenográfica que imita uma vila no interior.

– Festa Junina da Salvador (Bahia)
Se a Bahia quase sempre é associada ao Carnaval, no mês de junho a folia muda de ritmo, mas não diminui a animação. A capital baiana e mais de 100 outros municípios promovem uma variada programação de shows e festejos típicos de São João, atraindo verdadeiras multidões. Em Salvador, são mais de 100 shows gratuitos no Pelourinho e no Subúrbio Ferroviário – toda cidade se enfeita com intervenções artísticas inspiradas na cultura popular da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Ultimas postagens

Newsletter

Receba novidades do Paxpro e fique por dentro das novidades na área do turismo. 

plugins premium WordPress