O planejamento da sua viagem.

Por mais viajada que seja a pessoa, ir para um lugar diferente sozinho, pela primeira vez, exige alguns cuidados ainda na fase de planejamento. O primeiro passo, será escolher o destino.

Isso porque alguns lugares podem ser realmente mais arriscados para um viajante solitário, ainda mais se for uma mulher. Por isso, estude bem sobre o local, procure por relatos de pessoas que já tiveram essa experiência antes.

A troca de experiências pode te deixar mais preparado para encarar esse desafio. Decidido o destino, comece a procurar pela sua hospedagem. Uma opção barata e que pode ajudá-lo a conhecer pessoas novas, é o albergue.

Contudo, se você preza por mais segurança, conforto e exclusividade, poderá optar por um hotel, pousada ou até mesmo alugar um apartamento por temporada. Procure sempre levar um pouco mais de dinheiro do que está programado. Imprevistos podem acontecer, então é sempre bom estar preparado caso algo aconteça.

No entanto, por questão de segurança, nunca leve todo o valor em espécie. Procure ter outra opção, como um cartão (preferencialmente de crédito). No caso de viagens internacionais, existe a opção de cartões de débito (travel), que oferecem taxas menores do que o crédito e você pode pagar suas compras com ele ou até mesmo fazer saques nos ATMs (tipo de caixa eletrônico no exterior).

Sempre informe, pelo menos, um conhecido detalhes da sua viagem. Estando lá, sempre mantenha essa pessoa informada. Isso pode te ajudar caso aconteça algum incidente. Se tiver condições, verifique com a sua operadora de telefonia móvel se há possibilidade de habilitar o seu número no exterior.

Caso fique muito inviável, uma opção mais em conta é comprar um chip pré-pago no país que estará. Existem planos com internet 4G, serviços de SMS grátis e até mesmo ligações internacionais. Geralmente as companhias locais já estão presentes no próprio aeroporto. Cuidado com as bagagens. Tenha sempre a atenção redobrada com tudo o que leva.

Caso planeje conhecer muitos lugares, fazer viagens de avião em companhias de low cost (promocionais), trem, mochilão, sempre opte não levar muito peso e malas. Objetos de valor como dinheiro, documentos, eletrônicos e joias devem ser sempre levados na bagagem de mão.

Caso vá levar mala grande, para despachar, tenha sempre uma de mão com uma ou duas peças de roupa extras, além de itens de higiene pessoal. Lembre-se que a sua mala poderá ser extraviada. Leve sempre os seus documentos, originais e cópias, principalmente do passaporte.

Se possível, guarde os arquivos também em um e-mail. Em caso de roubo ou perda, você estará respaldado. Quando estiver no local, converse com as pessoas. Pergunte sobre a segurança do lugar, peça dicas. É uma oportunidade para fazer amizades e ter acesso a lugares que um turista comum não pensaria em ir.

Liberdade para fazer o que gosta: Por mais parecida que seja a pessoa que a gente planeja viajar, as escolhas nunca são unanimes. Há sempre alguém com mais disposição, com vontade de fazer uma coisa que o outro não está tão a fim. Por conta disso, acabamos muitas vezes deixando de fora da lista aquele lugar que gostaríamos de ir.

Viajar sozinho te liberta dessa necessidade de abrir mão de algo que gostaria de fazer por conta da outra pessoa. Você sentirá livre para ir onde deseja, não ficar preso a um roteiro, mudar seus planos a qualquer momento, curtir conforme o seu tempo e disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Category

Latest Post

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.