Perdi meu voo e agora ?

Chegar atrasado no embarque e acabar perdendo um voo, sempre é uma situação desconfortável. Mesmo que haja o planejamento prévio, há diversas situações em que o atraso do passageiro pode ocorrer.

Trânsito até o aeroporto, demora para o check-in, não localização do portão de embarque. São diversas as situações que podem acontecer e que atrasam a chegada do passageiro ao seu assento no avião. Em qualquer um destes casos, chegar atrasado será um transtorno.

Viagens a negócios podem perder o sentido, já que o atraso pode inviabilizar os compromissos. Já as viagens a lazer podem ser afetadas com a perda de reserva em hotéis e outras atividades já agendadas.

Como chegar atrasado no embarque é uma situação mais comum do que o esperado, elaboramos este guia especial para orientar quem está passando por isso

O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.

Perdi meu voo! Quais são meus direitos?

Pode acontecer que por causa do grande congestionamento no trânsito ou um evento inesperado, você não consiga chegar ao aeroporto a tempo e isso ocasione a perda do seu voo. No entanto, nem tudo esta perdido, já que de acordo com as determinações da Agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, a passagem aérea tem validade de 12 meses a partir de sua emissão, o que quer dizer que, mesmo perdendo o voo, você não perderá o dinheiro investido na passagem.

O passageiro que perdeu o voo tem, portanto, o direito de usar a mesma passagem em outro voo, simplesmente fazendo o pagamento da taxa de remarcação ou multa, quando remarcar a viagem.

As companhias aéreas cobram uma taxa para remarcar a passagem. No entanto, os passageiros devem estar atentos, uma vez que algumas companhias aéreas cobram uma multa, além da taxa de remarcação que, em muitos casos, equivale a um valor muito alto. Se o passageiro se sentir afetado por um valor muito caro, pode registrar uma reclamação no Procon, recorrer ao Juizado Especial de Pequenas Causas.

Como evitar o atraso ao aeroporto

Apesar dos imprevistos surgirem, há como tentar evitá-los. Logo abaixo, você pode encontrar as principais dicas de como fazer isso e não chegar atrasado no embarque.

Fique atento aos horários
Talvez a dica mais óbvia, mas que precisa ser lembrada sempre, é se atentar aos horários. Em grandes centros, essa dica é ainda mais valiosa por conta da distância até o aeroporto e dos possíveis imprevistos, como trânsito intenso.

O recomendado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é que, em voos nacionais, o passageiro chegue ao aeroporto com pelo menos uma hora de antecedência. Em voos internacionais, essa antecedência deve ser de duas horas.

Esse tempo é necessário para despachar as malas, encontrar o portão de embarque correto, ir ao banheiro antes de embarcar e ter uma margem de segurança no tempo. Não ignore esta recomendação!

Organize e separe os documentos necessários
Se organizar antecipadamente para a viagem, garante menos correria no dia do embarque. Com isso, há também menor probabilidade de se esquecer de algum documento.

Além disso, organize também os seus documentos. É interessante deixá-los separados e em local de fácil acesso para evitar transtornos na hora do check-in, por exemplo. Os principais documentos exigidos em viagens são o passaporte e um documento de identificação com foto. Dependendo do seu destino, também podem ser necessários o visto de entrada no país e o certificado de vacinação.

Faça o check-in antecipadamente
Falando em check-in, sabia que é possível fazê-lo antecipadamente? Atualmente, as companhias aéreas permitem que isso seja feito a partir de 72 horas antes do voo.

O check-in pode ser feito pelo site das empresas aéreas ou pelos aplicativos disponíveis em todos os sistemas operacionais de smartphones.

Isso é muito recomendado, principalmente em datas de alto volume de pessoas no aeroporto, como feriados e as férias de meio e final de ano. Fazendo isso, mesmo que você chegue atrasado, você ainda tem chance de conseguir pegar o voo, pois não perde tempo com filas.

Verifique o horário do voo alguns dias antes da viagem
Embora o horário do voo esteja marcado no cartão de embarque, é necessário que o passageiro verifique diretamente no site da companhia se esse horário foi mantido.

Isso porque, devido a diversas circunstâncias, o voo pode sofrer alterações em seu horário. O recomendado é que o passageiro faça essa verificação no dia anterior ao embarque. Dessa forma, ele poderá se programar melhor para garantir a chegada no horário certo ao aeroporto.

Fique atento aos painéis do aeroporto
Mesmo que o passageiro chegue ao aeroporto com antecedência, respeitando a recomendação da ANAC, ainda assim há o risco de perder o voo.

Por isso, é importante que ele esteja atento às informações apresentadas no painel do aeroporto, pois é por meio dele que se tem os dados sobre os horários e status do voo.

Hoje em dia, essas informações também podem ser conferidas nos aplicativos das companhias aéreas. Mas, para garantir, o painel ainda é a principal fonte de informação.

Com estas dicas, esperamos que todas as suas dúvidas sobre chegar atrasado no embarque, tenham sido esclarecidas. É fundamental que você se planeje muito bem antes de ir viajar, se atentando aos horários e às ações que devem ser feitas para pegar um voo sem problemas.

Não se esqueça de que, mesmo com todo o planejamento, imprevistos ainda podem acontecer. Nesses casos, manter a calma é a principal dica!.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categoria

Ultimas postagens

Newsletter

Receba novidades do Paxpro e fique por dentro das novidades na área do turismo. 

plugins premium WordPress